sexta-feira, 11 de maio de 2007

Apito derruba o Galo

Por Orozimbo Souza Júnior

Antes de escrever este texto, fiz uma pesquisa em vários blogs para saber a opinião de alguns jornalistas conceituados sobre a eliminação do Atlético da Copa do Brasil. Fiz isso para que este artigo não parecesse choradeira de atleticano.

Bom, vamos ao que li:

BLOG DO PVC (PAULO VINÍCIUS COELHO) Título: “Escândalo no Maracanã”

BLOG DO MILTON NEVESTítulo: Galo "assaltado" no Maraca: campeão mineiro continua o time mais "roubado" do Brasil

BLOG DO ARMANDO NOGUEIRA
”Agora, quinta de noite, foi a vez de Simon, um gaúcho vaselina, entrar também na onda das arbitragens sinistras. Não marcou um pênalti, que não foi um pênalti qualquer, porque, marcado, aquele certamente teria classificado o Atlético Mineiro e não o Botafogo às semi da Copa do Brasil. A garotada do Atlético (êta timezinho indigesto e bom de bola!) quase perde a cabeça. Colérica, a equipe mineira cercou o juiz, com temíveis intenções. Não fosse o chega-pra-lá da segurança, Simon teria sido duramente esmurrado. Arbitragem, teu nome é iniqüidade, é flagelação”.

BLOG DO PEDRO ERNESTO (RIO GRANDE DO SUL)
”Depois de ter sido um grande árbrito, vieram os equívoco elementares de Carlos Simom a ponte de se tornar chacota. Foi ele que invalidou um ataque do River marcando impedimento na cobrança de um lateral. Foi ele que não deu falta quando Bolivar, num Grenal recuou a bola para Clemer e este pegou com a mão. Lamentável. Foi ele que nãom deu dois penaltins para Gana na Copa do Mundo e arrumou o caminho para a Itália ser campeão do Mundo. Foi Simom que não deu dois penaltis num jogo deste ano no Gauchão entre Grêmio X Brasil, no Olímpico, todos seriam a favor do Grêmio. Foi Simom que tirou o Veranópolis do campeonato retirando um zagueiro que fez falta comun estando do outro lado do campo. Foi o Simom que inventou uma lei, chingando jornalistas com sua peculiar prepotência, lá em Campo Bom acabando o jogo em sua prorrogação um minuto e vinte antes. Intitulei como " Lei Simom ", com jurisdição restrita para Campo Bom. O Brasil inteiro caiu de pau nele. Absurdo sobre absurdo. A última do Simom. jogo Botafogo X Atlético Mineiro. Jogador do Galo vai fazer o gol de empate e recebe um carrinho acompanhado de pontapé, com incrível grau de violência. Simom está em cima do lance e não marca nada. Uma vergonha, outra vez. Acho que tá na hora do Simom largar, quem sabe ingressando no jornalismo onde ele é formado, ou na política já que ele é do PT do Delúbio, do Pallocci, do Dirceu, e outros companheiros menos votados. Deu pro Simom”.

BLOG DO MAURO BETING”Até Carlos Augusto Montenegro marcaria o pênalti em Tchô, aos 47min do segundo tempo. Não há vantagem para se dar num lance como aquele”.

BLOG DO JUCA KFOURI...”Aos 46, Júlio César fez defesa cinematográfica e, 30 segundos depois, um milagre, em seguida a um pênalti claro em Tchô, que Carlos Simon, bem colocado, não deu porque não quis”...

BLOG DO SIDNEY GARAMBONE
Título: “Os outros lados das moedas”...

”Ontem, no mesmo Maracanã, com o mesmo time, o reverso da medalha. E bota reverso nisso. Faltando dois minutos para acabar, um pênalti claríssimo para o Atlético. Daqueles que nem precisar repeteco e tira-teima. Simon deixou seguir, talvez torcendo para os mineiros marcarem o gol na seqüência, mas era dia de Julio César e o time carioca foi para a semifinal”.

Preciso dizer algo mais?

Preciso sim. Não vou deixar esse ato nefasto apagar os méritos do time atleticano. O Botafogo vem sendo cantado em verso e prosa por alguns comentaristas. Há os que apontam o time do Rio como favorito ao título do Brasileiro.

Há, também, pasmem, aqueles que comparam a equipe de Cuca à Laranja Mecânica. Noves fora exageros, vou ressaltar que o Atlético peitou, diante de 50 mil torcedores, um “timaço”. Não fosse o juiz, teria tido sorte melhor.

Nenhum comentário: