sexta-feira, 16 de março de 2007

Gaúchos começam a preocupar na Libertadores

Por Orozimbo Souza Júnior

Depois de um começo promissor, o Grêmio parece ter tirado o pé do acelerador na competição continental. O surpreendente empate em casa contra o Cucuta e a derrota de ontem como visitante para o Tolima acenderam a luz de alerta no Olímpico.

Ainda aposto na classificação do Tricolor à próxima fase. Mas é bom abrir os olhos, porque, como dizem há muito tempo, não tem mais bobo no futebol. Principalmente nesta competição em que a força prevalece muito mais do que a técnica.

Mas a maior preocupação é com o Internacional. Com uma vitória e duas derrotas, o atual campeão está em situação complicada. Na verdade, o grupo do Colorado é, para mim, o mais equilibrado. Mesmo assim, o campeão do mundo não pode mais bobear. Caso contrário, será a grande decepção entre os participantes da Libertadores 2007.

A situação do Inter só não é pior porque ele vai receber em casa os dois adversários que o derrotaram no primeiro, Nacional-URU e Vélez Sarsfield-ARG. Com isso, terá a chance de ir à forra e reverter o prejuízo.

Galo pode ter Vanderlei no clássico. Não sei se é a melhor opção

Por Orozimbo Souza Júnior

No treino desta quinta-feira, o técnico atleticano, Levir Culpi, testou Vanderlei no ataque, no lugar do então titular Galvão. Com apenas um gol em 2007, o centroavante vem decepcionando.

É bem verdade que a bola não está chegando ao atacante. Como “matador”, é fundamental que ele esteja bem servido pelos companheiros, o que não vem ocorrendo. Com isso, ele está saindo muito da área para buscar jogo, tendo poucas chances de marcar.

A possível aposta em Vanderlei, autor de três gols na atual temporada, pode incorrer no mesmo problema, caso a bola não chegue. Particularmente, acho Galvão mais jogador. Por isso, acredito que a troca não seja a melhor opção.

Vamos aguardar pelo jogo, que, aliás, tem tudo para agradar. O América não pode nem sonhar com outro resultado que não seja a vitória. Já o Galo tenta consolidar sua recuperação.