quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Só interditar o estádio não basta

Por Orozimbo Souza Júnior

A Federação Mineira de Futebol informa que o estádio Castor Cifuentes será interditado em virtude dos incidentes do jogo do último domingo, entre Villa Nova e Cruzeiro.

Decisão acertada. Mas não se pode parar por aí. É preciso identificar e punir torcedores (?) e policiais que protagonizaram cenas de violência lamentáveis. As imagens correram o país inteiro, e os órgãos responsáveis só não identificam os envolvidos se não quiserem.

Somente a interdição do Alçapão do Bonfim lembra muito aquela história do sujeito que chega em casa do trabalho e pega a mulher com outro no sofá. Depois disso, para resolver o problema, ele decide vender o sofá.

Em entrevista, o governador Aécio Neves constatou o óbvio com relação à ação policial: “Houveram [sic.] abusos, e a polícia sabe disso”. Resta saber se haverá punição. A conferir.

Fase de grupo da Libertadores terá seis times brasileiros

Por Orozimbo Souza Júnior

Sem grande esforço, Paraná Club e Santos passaram por seus adversários na Pré-Libertadores e se juntarão a São Paulo, Internacional, Flamengo e Grêmio na fase de grupos da competição.

Dessa forma, o Brasil terá seis equipes entre as 32 que disputarão a taça, com boas possibilidades de mais uma conquista para o país, já que os brasileiros têm tudo para avançar em seus grupos, na primeira fase. Poderemos ter seis equipes entre 16 na fase de “mata-mata”.

Este ano, porém, não há possibilidade de duas equipes de um mesmo país decidirem o título, como aconteceu em 2005 (São Paulo x Atlético-PR) e em 2006 (São Paulo x Internacional). Uma mudança no regulamento faz com que equipes de um mesmo país se enfrentem, no máximo, nas semi-finais. Mesmo assim, aposto em mais uma conquista brasileira.

Resta a torcida para que Atlético e Cruzeiro se saiam bem na temporada e “belisquem” uma vaga na competição continental em 2008.