Por Frederico Jota
Juro que há muito tempo não ouvia tamanha bobagem como a que Ziza Valadares falou ontem. Nem mesmo as presepadas de Eurico Miranda na Federação de Futebol do Rio de Janeiro são tão descabidas quanto cogitar virar a mesa no Campeonato Mineiro para que o América permaneça na primeira divisão - isso caso o clube realmente caia. Para não perder tempo, não vou discutir aqui os motivos que podem levar o Coelho para o Módulo 2 do Mineiro. Isso fica para uma outra conversa. Até porque isso não começa no atual campeonato, muito menos em 2007.
O que tem que ser debatido é o absurdo completo que é o presidente de um clube do porte do Atlético cogitar o inchamento de um campeonato de péssima categoria como o Campeonato Mineiro. Já é um produto ruim com 12 clubes, imaginem com 16, 18? E qual seria o retorno técnico disso para o Galo? Nenhum. Aliás, mais perdas. Perdas para o Atlético e para o Cruzeiro, que seriam obrigados a enfrentar mais campos ruins, mais zagueiros botinudos, e mais desgaste com jogos que não valem nada, sem falar na perda financeira. Se tinha alguma coisa que o Atlético deveria fazer com o Mineiro, era sugerir a extinção de um campeonato deficitário, trocá-lo por um calendário decente, por mais datas na Copa do Brasil, por um Brasileiro com jogos só aos finais de semana, por uma outra competição sul-americana, etc.
Muito me decepciona ver Ziza, um dirigente que recebeu os mais calorosos elogios que um cartola alvinegro ganhou nos últimos anos, exatamente por sua postura íntegra, eficiente e correta, dar a entender que as regras de um campeonato deveriam ser alteradas para favorecer um ou outro. Ziza falou em Uberaba e Uberlândia, mas nem mesmo esses clubes estariam garantidos no Mineiro de 2008, afinal disputam com outros clubes o Módulo 2. E o exemplo do próprio Atlético, que reconquistou, em campo, seu direito de jogar a Série A do Campeonato Brasileiro? Não vale nada? E o Estatuto do Torcedor, que não permite alterações de regras em torneios, que prevê critérios rígidos para acesso e descenso? Tudo vai para o lixo?
Não bastasse tudo isso, o que Ziza falou é antidesportivo. "Apenas" por isso, a declaração deveria ser repensada pelo dirigente e rebatida por todos aqueles que gostam de futebol.
terça-feira, 20 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Tá certo que o Ziza fala no improviso, mas, mesmo assim, aproveito para salientar a fragilidade da assessoria de imprensa do Atlético-MG.
Essa declaração afeta patrocinadores e tudo o mais e, se houvesse proximidade entre a diretoria e um setor que existe para ser braço direito, essas bobagens poderiam ser filtradas.
Realmente, o Ziza, antes de pensar alto, como ele anda dizendo que fez, deveria ter em mente que é presidente de uma instituição que, além de não ter qualquer legitimidade para ficar defendendo os interesses do Coelhão, tem seus próprios interesses, que podem ser comprometidos - e muito - por declarações atropeladas como esta última.
Meu nome é Angelo.
Postar um comentário