segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Falta equilíbrio

Por Guilherme Ibraim

Os efeitos da derrota para o Atlético no clássico ainda parecem rondar a toca da Raposa II. Mesmo vencendo Ituiutaba por 4 a 1 no Mineirão, em jogo válido pela 5ª rodada do estadual, o Cruzeiro ainda mostra algumas deficiências que podem comprometer a equipe em outras competições.

No setor defensivo está o maior problema. Os laterais têm sido muito inconstantes nas atuações durante as partidas e têm pouco poder de marcação. Aliado a isso, André Luís, zagueiro central, é muito pesado e leva muita desvantagem contra jogadores de velocidade. Um ponto positivo para o setor foi a entrada de Renan, no meio-campo, minimizando os problemas.

Já no setor “pensante” do time, falta um jogador de característica mais criativa. Marcinho se limita a produzir algo em jogadas isoladas e individuais, que sempre resultam em cruzamentos. Falta tabelar e fazer mais lançamentos. Geovanni, apesar de um pouco melhor, apóia-se, basicamente, nas mesmas características de seu companheiro.

Mais bem resolvido está o ataque que, apesar do jejum de gols do centroavante Rômulo, tem em Araújo uma figura que, no jargão do momento, desequilibra. Em suma, Paulo Autuori precisa equilibrar as boas peças que tem, aliando poder de marcação com efetividade nas conclusões e uma melhora na criação de jogadas. Tarefa fácil? Certamente, não. Mas o Campeonato Mineiro está aí para isso. Vamos aos testes.

Nenhum comentário: