quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Começa hoje a competição mais democrática do futebol brasileiro

Por Orozimbo Souza Júnior

Nos tempos da Ditadura Militar, salvo o engano no período governo Geisel, o partido político Arena, que tinha grande representatividade no país, queria expandir seu braço de ação.

Como forma de conseguir isso, os partidários do Arena “mexeram os pauzinhos” para incluir no Campeonato Brasileiro equipes de pouca expressão, que estavam localizadas em áreas do país nas quais o partido tinha pouca representatividade.

Dessa forma, sob o lema “onde o Arena vai mal, um time no nacional”, tivemos campeonatos brasileiros inchados, com dezenas de times que não tinham o menor mérito de estarem ali. Felizmente, isso acabou e, hoje, disputam o Brasileirão apenas os que fazem por merecer, em um formato bem “enxuto”, em termos de participantes, atualmente, 20.

Já a segunda competição em importância do nosso futebol, a Copa do Brasil, que começa hoje com a participação de 64 clubes, permite que conheçamos times dos mais diversos grotões do nosso território-continente. Entretanto, esses são merecedores de disputarem com os grandes do Brasil, uma vez que conseguiram a vaga vencendo os campeonatos regionais.

A partir desta quarta, teremos o desfile dos atletas de equipes como Chapadão-MS, Araguaína-TO, Coruripe-AL, Parnahyba-PI, Colo-Colo-BA, Baré-RR, Adesg-AC e tantos outros.

Viva o vasto futebol brasileiro! Viva a democracia! E viva a Copa do Brasil!

Nenhum comentário: